segunda-feira, julho 30, 2007

Jamboree: Dia 7

Hoje o dia foi mais calmo! O João esteve na tenda da Lusofonia a editar e eu dei umas voltinhas e tirei umas fotos!

Tivemos oportunidade de provar uma bebida a que os brasileiros chamam "chimarrão", é típica dos "gauchos" e consiste num chá em que as ervas ficam à superfície do copo. A copo chamam "cuia", é feito a partir de uma árvore que tem zonas ocas, o "porongo". Primeiro deita-se o "chimarrão" na "cuia", que é tapada e virada ao contrário de modo a cobrir a sua superfície com as ervas, depois abre-se um buraco de um lado onde se enfia uma palhinha (uma coisa de metal, cuja extremidade inferior consiste numa espécie de coador). Deita-se água a ferver no buraco deixado, espera-se uns minutos e está pronto.

Disse o "gaucho" que no Uruguai também fazem "chimarrão", mas dão outro nome que agora não me lembro e é feito com água fria, mas no Brasil é que é bom!

"Todo o Gaucho tem uma ou duas cuias em casa, para onde gaucho vai, chimarrão vai também!"

O senhor disse também que era bebida de macho, mas lá tive oportunidade de provar. É amargo, tem um leve cheiro a Halibut, bebe-se mesmo a ferver, é preciso determinação para conseguir a água subir pela palhinha de ferro e, na minha opinião, é muito bom!

O almoço foi no Black Magic, o restaurante alemão cá do sítio! Uma tenda gigante preta, de panos de tenda, onde se come "pasta" e "pizza" e se bebe "non-alc beer".




A nossa máquina de café avariou e agora bebemos café brasileiro acompanhado de "pé de moleque", uma espécie de nogat, mas melhor que o português!


Eu fui ainda filmar e fotografar a recepção da Coreia, onde comi uns profiteroles fantásticos! Como há recepções de praticamente todos os paises há que aproveitar ao máximo, porque a comida nesses sítios é melhor que a restante.



Amanhã é dia de visitar algumas actividades no campo.

3 comentários:

Sara disse...

Na argentina também bebem disso. Chama-se Mate e é feito com água quente. O nome dos instrumentos é que não me lembro, mas tinha todo um ritual associado!
Continuem postar tudo e a fazer-nos inveja ;)

Isabel disse...

Pois não me parece que o João tenha gostado muito pela cara ou será qque é pelo esforço. E imagino a cara da Vanessa.
bj
mãe

V disse...

A Vanessa gostou! A Vanessa prova tudo o que houver para provar no que toca a comidas e bebidas estranhas dos outros paises!